quinta-feira, 8 de fevereiro de 2018

Troca de Toque


O clube do Toque tem por objetivo restabelecer o contato consigo mesmo, com o outro e com o grupo. Para tanto utiliza a estimulação tátil-motora com o intuito de auxiliar o indivíduo a se perceber e se orientar diante do meio que o cerca. Facilitando a percepção corporal através da ampliação da imagem que a pessoa tem de si mesma, a troca do Toque acaba por desmistificar o corpo através das três instâncias do toque, que se dão concomitantemente.

  • Primeiro Movimento: em torno de si mesmo. É a percepção dos movimentos peristálticos, dos batimentos cardíacos, da pulsação, da respiração e de toda a espécie de estímulos internos. Também está incluída toda a experiência de se tocar, admirar, movimentar, ou seja, os estímulos táteis-cinestésicos iniciados do próprio indivíduo e direcionados para a satisfação dele mesmo. O reconhecimento não só do corpo, mas a afirmação de que ele lhe pertence.

  • Segundo Movimento: Em torno do outro. É a possibilidade de encontrar o outro e de que este outro o encontre e lhe signifique. É o tocar e ser tocado, prevalecendo o diálogo tônico.

  • Terceiro Movimento: Para o grupo. Quando saímos da dualidade para reconhecer e ser reconhecido na sociedade. Representa a própria relação com o meio, mas de forma atuante, e marca uma individualidade que se expressa e que busca ou abandona-se no próprio objeto de desejo. 
Através do clube do Toque os participantes são levados a vivenciarem situações que proporcionam a criação de vínculos através de estímulos direcionados de modo que eles possam otimizar as relações interpessoais dando maior coesão ao grupo que participam e criando condições para a potencialização do trabalho e das tarefas que tem que cumprir em conjunto.

Recomendada para estimular o trabalho em equipe, a coesão do grupo, o trabalho coletivo, a espacialidade do corpo etc. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário