O tantra é um método vivencial no qual trazemos o resultado para o presente. Se o resultado futuro é a transformação da emoções negativas em positivas, no caminho do tantra devemos lidar com essas emoções. Assim, se por exemplo, queremos transformar a raiva em paciência, aceitamos lidar com a emoção da raiva sem reagir a ela.
Aprendemos a ser pacientes com nossa própria raiva! "O tantra é conhecido como o veículo do resultado porque,com ele, imaginamos já possuir um corpo, palavra, mente, qualidades e ações de cristal puro. A essência da filosofia tântrica é tornar possível o impossível pelo poder da imaginação positiva.[...] O tantra ativa muitas energias sutis poderosas em nosso corpo e mente e, se não tivermos um terapeuta capacitado para esse treinamento ou disciplina mental, esse excesso de energia pode tomar o caminho da resistência mínima por meio de nossas emoções negativas do apego, ciúme, orgulho, egoísmo, etc, esse é um mal uso do caminho rápido para a iluminação, que pode até aumentar nosso sofrimento, prendendo-nos mais profundamente ainda a prisão samsarica. Samsara refere-se a existência cíclica: o ciclo infinito é descontrolado de morte e renascimento.
Por essa razão, Lama Gangchen nos aconselha a praticarmos a união do sutra com o tantra: "Podemos dizer que o sutra torna a estrada até a iluminação muito uniforme e boa, enquanto o tantra é a Ferrari que voa por essa estrada em máxima velocidade. Se formos realmente entrar no mundo do tantra, devemos tentar equilibrar e estabilizar nossa personalidade e energia usando as meditações em conjunto com a tantra terapia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário