quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Ejaculação precoce: o que é e tratamento



Problema afeta um em cada três homens. Entenda

O que é ejaculação precoce?

ejaculação precoce (EP), em termos gerais, é a incapacidade persistente de controlar a ejaculação: ela ocorre ao mínimo estímulo sexual antes, durante ou quase imediatamente após a penetração. O problema é bastante comum – um em cada três homens sexualmente ativos é afetado – e é causado por fatores físicos, psicológicos e habituais.

Causas do problema

Fatores físicos

Fatores físicos podem ser uma das razões da ejaculação precoce, representando uma porcentagem significativa dos quadros. Neste caso, a glande (cabeça do pênis) é mais sensível do que o normal. Como a ejaculação se produz por meio da estimulação dessa região, ela acontece com muito mais facilidade.

Fatores psicológicos

Ansiedade, depressão, tensão e nervosismo que o homem pode sentir na hora do ato são alguns dos fatores psicológicos que desencadeiam o quadro. Isso pode ocorrer por se tratar de um primeiro encontro sexual, por ele ter apresentado problemas de desempenho em casos anteriores ou outros tipos de “encanações”.

Fatores habituais

Outro fator causador da ejaculação precoce é a falta de conhecimento sobre o controle ejaculatório. Se o homem aprendeu a ejacular com pouca estimulação, isso pode se tornar um hábito que se repete constantemente nas relações sexuais.

Segundo o urologista Sergio Pacheco de Carvalho, do Boston Medical Group, a EP pode ser dividida em dois tipos: Primária e Secundária. A Primária é a mais comum e ocorre ao longo de toda a vida sexual do homem, que nunca conseguiu controlá-la. Já a Secundária aparece em um determinado momento da vida do homem, que anteriormente não apresentava a condição.

Consequências

Embora não seja um problema grave ou uma enfermidade, falhar na hora H afeta aspectos psicológicos e sociais da vida do paciente. Independente da causa, é pouco provável que ela se cure espontaneamente, sem a ajuda de um especialista. Pelo contrário, pode se converter em um problema crônico.

A ejaculação precoce está frequentemente associada à disfunção erétil. “Os pacientes que sofrem do problema durante um período de tempo prolongado têm uma tendência maior em desenvolver problemas de ereção, quando comparados àqueles que podem controlar sua ejaculação”, afirma o urologista. Sendo assim, o tratamento de um problema ajudaria a melhorar os sintomas do outro.

Além da dificuldade de continuar o ato sexual durante tempo suficiente para satisfazer o par, a condição pode afetar a autoconfiança do homem e sua sociabilidade, fazendo até com que ele evite encontros sexuais.

Meu namorado brochou. E agora?

Segundo Dr. Sergio, o companheiro exerce um papel fundamental no aconselhamento e melhora na autoestima do paciente. “Enfrentar a questão é mais fácil com a ajuda e colaboração do par, que muitas vezes sinaliza a presença do problema e torna a vida a dois mais saudável e ativa sexualmente”, diz o especialista.

Tratamento

Antes de mais nada, é preciso descobrir a causa e a magnitude do problema. Para isso, são realizados exames físicos e a avaliação do histórico clínico e sexual do paciente. O tratamento da ejaculação precoce pode combinar o uso de medicamentos, mudanças de conduta e aconselhamento psicológico.

Um dos métodos utilizados é o de manter a ereção por um tempo significativamente maior, mesmo após a ejaculação. “Com o encontro sexual prolongado, a pessoa aprenderá a se acostumar com a sensação de uma experiência sexual de maior duração e gradualmente se tornará menos sensível. Como qualquer comportamento aprendido, quando o novo hábito estiver formado, o corpo aprenderá a reagir ao estímulo sexual de uma maneira controlada e confiável”, explica o urologista. “O homem aprende a controlar sua ejaculação da mesma forma que aprende a controlar a sua bexiga quando é pequeno: uma vez aprendido, dificilmente esquecerá como fazê-lo”, completa.

Segundo o especialista, após o tratamento, o homem consegue progressivamente manter relações sexuais mais longas sem o uso de medicamentos e eliminar a preocupação, restabelecendo sua autoconfiança. “Uma vez tratada, raramente a ejaculação precoce se apresenta de novo”, afirma.


Tratamento
A boa notícia é que este problema é altamente tratável, desde que o homem esteja disposto a pedir ajuda, investindo o tempo e o esforço necessário.

O primeiro passo para eliminar e ejaculação precoce é ficar mais familiar consigo. Esteja confortável com o seu corpo, perceba quais as sensações e sensibilidades que o levam ao orgasmo. Deve aprender e ser capaz de predizer quando o orgasmo irá ocorrer. Isto prevenirá a surpresa de ter um orgasmo sem contar. Isto ajudará a perceber o que é necessário para evitar atingir aquele ponto em já não há retorno possível.

Respire
Muitas pessoas não estão cientes, mas um respirar adequado ajuda a desenvolver um controlo sobre a ejaculação. Isto acontece porque fazendo algumas respirações profundas irá ajuda-lo a relaxar e acalmar a tensão sexual que leva à ejaculação precoce. Pratique as inspirações e expirações profundas e relaxe todo o corpo.

Comunicação
A comunicação é outra das chaves essenciais a ter em conta para ter sexo de longa duração. Deixe o seu parceiro saber quando estiver quase a ejacular e sobre o que você consegue ou não aguentar. Isto envolve a verbalização, pois atos não verbais são muitas vezes mal interpretados. Palavras como”Para”, ”Aguenta” ou “Mais” são escolhas óbvias e palavras curtas e significativas também são aceitáveis.

Ansiedade
Outra causa da ejaculação precoce é a ansiedade, medo ou desconforto com o parceiro. A ejaculação precoce é menos provável de acontecer quando os casais se conhecem bem, e se sentem confortáveis um com o outro. E se ambos os casais estiverem num local relaxado ..
Muitos homens na segunda relação sexual consecutiva, conseguem durar mais tempo que na primeira. Por isso talvez esta prática possa ser incorporada no seu ritual sexual. Se a primeira vez é curta, continue a excitar o seu parceiro, com algum sexo oral, ou estimulação manual, mantendo-o excitado até que esteja pronto para uma segunda vez.

Cremes
Cremes que diminuem a sensibilidade sentida pelo homem durante a relação sexual, são uma opção para contornar este problema, pois permitem a relação sexual durar mais tempo. Este gel é aplicado na ponta do pénis pouco antes de começar o coito. O único problema é que alguns homens acham o ato sexual menos estimulante pois são diminuídas as sensações físicas. Este gel também pode provocar reações alérgicas no parceiro.

Preservativos
Os preservativos também reduzem a sensibilidade, logo a estimulação durante o coito sexual. Muitos homens sentem que o preservativo lhes permite prolongar mais a relação sexual, pois diminui a sensibilidade. Para além desta vantagem, os preservativos previnem doenças sexualmente transmissíveis. Estes preservativos retardantes, contém benzocaína dentro deles, que funciona como base dos cremes que retiram a sensibilidade.

Posição sexual
O tipo de posição sexual também determina e afeta a capacidade de duração da relação sexual. A posição de missionário (homem por baixo e parceiro por cima) é considerada a melhor posição para controlar a ejaculação. Contudo todos os homens são diferentes, mas em geral acham sempre mais difícil controlar a ejaculação quando o parceiro está numa posição de controle. Mas como também depende de cada um, experimente diversas posições de acordo com que o faz sentir melhor.

Técnica do aperto
Esta técnica pode ser praticada com o seu parceiro, usando a mão ou boca de seu parceiro ou mesmo sozinho. Irá requerer experimentação e erro, pois poderá passar o ponto de retorno acidentalmente. Este método ajuda na maioria dos casos de ejaculação precoce, desde que ambos os parceiros estejam dispostos a cooperar. Apertando os dedos no pénis diminui o desejo de atingir o clímax. Deve praticar este método durante algumas semanas para que consiga controlar a ejaculação.
Inicie a sua atividade sexual como usualmente, incluindo a estimulação do pénis, até se sentir quase pronto para a ejaculação.

Peça o seu parceiro para apertar a ponta do seu pénis (faça uma espécie de argola com o dedo polegar e com os dedos indicador e do meio), no local onde a glande (cabeça) se une ao copo do pénis e mantenha este aperto durante cerca de 10 a 20 segundos, até a vontade de ejacular passar.
Depois de passar a vontade e deixar de apertar o pénis, espere cerca de 30 segundos, e passado este tempo volte a tentar chegar à ejaculação. Notará que quando apertar o pénis ele se tornará menos erecto; mas mal começar a estimulação sexual de novo, o seu pénis voltará a ganhar uma nova ereção.
Mal se sentir prestes a ejacular de novo, peça ao seu parceiro para repetir o processo de aperto, apertando o seu pénis firmemente entre o dedo polegar e os outros dois dedos.
Repetindo este processo as vezes necessárias, poderá chegar ao ponto de penetrar o seu parceiro sem ejacular. Depois de algumas sessões de prática, o sentimento de saber como retardar a ejaculação poderá tornar-se um hábito e não necessitará de recorrer à técnica do aperto.

Treinar os músculos pélvicos
Músculos pélvicos bem desenvolvidos permitem um melhor controle, e dão a consciência do que se passa na região adjacente. Os músculos pélvicos mais baixos são os usados para parar e iniciar o processo de urinar. Contraia estes músculos durante 4 segundos, e relaxe-os por 4 segundos, repita isto dez vezes. Pode fazer isto em qualquer altura e em qualquer lugar. Eventualmente conseguirá fazer cerca de 100 por dia com 10 segundos cada contração.

Método Pára/Começar
Um homem pode crer que um “homem verdadeiro”deve dar sempre prazer. Este tipo de pensamento não só está errado como é prejudicial. O método Pára/Começa foca-se em redirecionar o tipo de pensamento que leva à ejaculação precoce. O método Pára/Começa pretende alterar este tipo de comportamento, o homem é encorajado a masturbar-se usando a técnica de stop/arranque para ganhar mais controle sobre as suas respostas e a sua urgência em ejacular demasiado rápido.

Técnica:
Masturbe-se sozinho;
Deixe algum tempo disponível, para se masturbar com as mãos secas;
Volte a masturbar-se quase até ao ponto da ejaculação e depois pare;
Deve fazer isto 3 vezes;
Á quarta vez, é-lhe permitido ejacular.
Depois de ter alcançado esta medida de controle, pode tentar masturbar-se com a mão húmida, pois irá sentir mais como o interior do anus.

Diminuir a pressão sexual
Muitos homens que sofrem de ejaculação precoce sentem-se frustrados e muitas vezes envergonhados. Falar com um médico, ou um terapeuta sexual é sempre uma boa ideia, pois ajuda a determinar a causa do problema que pode ser física ou psicológica.
Enquanto experimenta algumas opções de tratamentos, considere retirar a pressão do lado sexual do seu relacionamento. Alguns médicos recomendam evitar o coito durante algum tempo e em vez disso usar outro tipo partilha de prazer físico e afetivo em vez do coito em si. Muitos gostam da penetração, mas também sentem grande prazer nos preliminares, preferindo muitas vezes a estimulação manual ou oral à própria penetração. Fazer uma ligação desta maneira ajudará a restabelecer um elo físico sexual com o parceiro. Retirando a ênfase do coito, pode retirar a preocupação de ejacular cedo demais – e pode ajudar a criar a fundação para uma relação sexual mais satisfatória.

Pensamento
A ejaculação precoce pode ser controlada com paciência, esforço e conhecimento. Informe-se; este deve ser o primeiro passo a dar. Depois de reconhecer o problema, está a meio caminho da sua superação. Superar o problema, mental e fisicamente é muito mais fácil quando ambos os parceiros estão envolvidos, com pleno conhecimento sobre a situação e abertos para falar sobre ele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário