terça-feira, 11 de agosto de 2020

O Sêmen



Falando de maneira bem simplista o Sêmen é um fluído orgânico produzido pelos Homens para o transporte de espermatozoides. Veremos à seguir 4 dúvidas e curiosidades sobre este fluido, algumas polêmicas outras nem tanto..

1. Como é produzido? O sêmen é constituído principalmente por uma mistura de 3 diferentes tipos de secreções, que são produzidas em diferentes partes do sistema reprodutor masculino: Líquido e espermatozoides, dos canais deferentes e testículos; Líquido seminal, produzido nas vesículas seminais; Secreção prostática, produzida na próstata; Além disso, é ainda possível encontrar quantidades muito baixas de líquidos produzidos pelas glândulas mucosas, especialmente pelas glândulas bulbouretrais. Estes líquidos se juntam na uretra e são, depois, eliminados durante a ejaculação.

2. Quanto tempo demora para ser produzido? O sêmen está em constante produção e, por isso, não é possível saber com precisão quanto tempo demora para ser produzido. No entanto, sabe-se que os espermatozoides precisam de vários dias para ficarem maduros antes de serem eliminados na ejaculação, podendo demorar até 2 meses para se obter um espermatozoide considerado "maduro". Os testículos produzem, em média, 120 milhões de espermatozoides por dia.

3. Qual a sua composição? Na composição do esperma é possível encontrar aminoácidos, frutose, enzimas, flavonas, prostaglandinas, ferro e vitaminas B e C. Além disso, por conter líquido produzido na próstata, o sêmen contém ainda proteínas, fosfatase ácida, ácido cítrico, colesterol, fibrinolisina, enzimas proteolíticas e zinco. 

4. Quais as suas funções? A principal função do sêmen é o transporte dos espermatozoides maduros . No entanto, para conseguir realizar essa tarefa com sucesso, o sêmen também tem outras pequenas funções importantes como facilitar a mobilidade dos espermatozoides, mantê-los nutridos e protegê-los . 

Nenhum comentário:

Postar um comentário