quinta-feira, 20 de fevereiro de 2020

Tantra



O Tantra é uma filosofia hindu milenar. Seus preceitos se baseiam na ideia de que o corpo é um meio para o conhecimento, e a nossa consciência reside também nele e não só na nossa mente. Por isso o corpo é merecedor de atenção, reconhecimento e respeito. 


Ao contrário de outras filosofias que veem o corpo e suas demandas e sensações como portadoras do pecado e da escuridão, o Tantra percebe o corpo como uma ponte que liga a Terra ao transcendental. Dessa maneira, tudo que o corpo vivencia e nos proporciona em termos de sensação deve ser tratado como fonte de autoconhecimento e conexão com o mais superior de nós mesmos. 


Por conta desses preceitos, o Tantra é considerado uma filosofia desrepressora, ou seja, afasta as repressões que são impostas ao nosso corpo, nossos desejos e sensações pela cultura, pelas religiões e pela moral. O Tantra propõe uma cura através do prazer consciente e consequentemente da ativação da nossa energia sexual. Através do sexo e do prazer é que a kundalini (serpente energética que reside na base da nossa coluna vertebral e, portanto, no nosso 1º chakra, que é o nosso centro energético que nos conecta com a terra) sobe ativando os demais chakras até chegar no 7º centro energético.

Nenhum comentário:

Postar um comentário