segunda-feira, 26 de outubro de 2015

O SIGNIFICADO DO TOQUE



Na massagem em geral um dos pontos importantes é o toque pelo qual se caracteriza a transmissão de energia. O sentido mais intimamente associado à pele, o tato, é o primeiro a desenvolver-se no embrião humano. São muitas as funções da pele, mas as principais são; base dos receptores sensoriais, localização do mais delicado de todos os sentidos, o tato; fonte, organizadora e processadora de informações; mediadora de sensações e muitas tantas outras de muita importância para o organismo. 

O tocar é muito mais profundo do que se imaginava, é algo que alem de energia produz reações que podem auxiliar no bem estar e até na harmonização da pessoa. O toque é um dos principais elementos em varias etapas da terapia. O toque não pode ser algo frio, distante, mas caloroso e afetuoso, não pode ser apenas uma questão de tocar ou fazer pressão, mas que venha do interior. 

Evidentemente, é a qualidade da estimulação cutânea que transmite a mensagem que esta é elaborada com base numa complexidade de fatores. Um toque seco transmite uma mensagem muito diferente do que um toque carinhoso, terno é delicado, e as diferenças na pressão sobre a pele ou no contato podem constituir a diferença entre uma sensação e outra. Pensamento e sentimentos são comunicados através do toque ou do contato e isso é um dos pontos importantes no estudo e aplicação da biodinâmica e da terapia corporal.

Um dos pontos importantes a ser salientado é o de que, todo contato físico, transmite toda uma gama de energia e com a mesma a que desejamos a outra pessoa. As pessoas que limitam ou evitam o toque ou contato, estão de certa forma evitando viver, pois estão limitando maior sentido do prazer. Os terapeutas alem de aprender sobre a importância do toque, deve ensinar as pessoas a se tornarem livres para isso com naturalidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário