sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Tocar o Outro: Toque e à Massagem


Para haver boa saúde e equilíbrio o corpo necessita de ser BEM tocado e de massagens regulares. Se só alguns têm verdadeira vocação para serem bons massagistas, todos podem tocar com qualidade e de forma a fazerem bem aos outros se aprenderem algumas regras e técnicas simples. Sim, é necessário aprender, é preciso ter consciência quando se toca o corpo de alguém.

Desenvolvimento pessoal e auto-cuidado: porque se aprende massagem dando e recebendo,.

É porque temos corpo que a vida é possível. Se está equilibrado temos saúde, alegria, bem-estar, prazer de viver. Se se desequilibra surgem dores, tensões, doenças, fadiga. Para o manter com saúde é necessário uma alimentação cuidada, exercício físico e higiene, como toda a gente sabe, o que normalmente se ignora é que um corpo para se manter vivo e feliz necessita de ser tocado, bem tocado. Necessita de toques que lhe dêem conforto, carinho, prazer, relaxamento, paz e, de preferência, que apoiem também os sistemas orgânicos (nervoso, circulatório, linfático, muscular, ósseo, etc.).

Mas só toques conscientes, com presença e amor, ajudam a outra pessoa. O toque distraído, stressado, conservador pode funcionar exatamente ao contrário, ainda que quem é tocado eventualmente nem note.

A minha abordagem é a do corpo templo, o corpo como um templo sagrado onde habita um ser divino. Nos templos agimos silenciosamente, com cautela, com reverência, é assim que se toca um corpo, com a devoção de quem está naquele momento exclusivamente a apoiar um ser divino.



Nenhum comentário:

Postar um comentário