São diversas as definições de Kundalini, mas pode-se chama-la de “Força Vital”. Uma energia que embora esteja presente em todos os seres permanece adormecida no homem comum (paçu).
A energia Kundalini é conhecida no Tantra como “Mulher Interior” ou Kundalini Shakti. Está localizada na região sexual de cada indivíduo e representa um fogo interno de imenso potencial.
Conhecida no Ocidente como libido (definição de Froid) e/ou Orgone (definição de Reich), Kundalini Shakti é o poder do sexo que tanto pode libertar quanto escravizar o ser humano.
Algumas culturas vedantas (que vem de vedas), ou patriarcais, alertam-nos sobre o perigo de trabalhar esta energia, porém o Tantra nos ensina técnicas absolutamente prazerosas e responsáveis, afirmando que em todos os momentos de nossas vidas, a estamos utilizando, até quando sentados fazemos uma oração. Então, aprendemos técnicas de ativação, canalização e finalmente, liberação desta energia vital.
Enquanto Kundalini permanece adormecida, a alma individual (jiva) é limitada e o verdadeiro “conhecer” não aparece no ser humano. Daí a importância de aprender a trabalhá-la.
A ascensão da Kundalini significa, na linguagem da ciência moderna, a ativação da vasta área do cérebro. As capacidades neurológicas do ser humano são incalculáveis, e nós estamos apenas cientes de 1(um) milionésimo da nossa sinalização cortical (o nosso cérebro recebe cerca de 5000 (cinco mil) sinais por segundo. Para o Tantra, a Kundalini ascendente vitaliza os centros psíquicos do corpo humano; os chackras, até atingir o Sahasrar, onde se dá uma união mística.
O corpo humano é, então, com as suas funções psicológicas e biológicas, um veículo através do qual a energia adormecida da Kundalini Shakti pode ser despertada para finalmente se unir com a Consciência Cósmica Shiva.
Kundalini é a nossa emanação do infinito, a energia do cosmos dentro de cada um de nós. Como nossa energia criativa, ela pode ser imaginada como uma serpente enroscada adormecida na base de nossa coluna. Uma energia adormecida dentro de nós que se desperta, expande nossa consciência. Kundalini é a potencialidade de que todos nós somos capazes.
Segundo Leal (2004)...”Kundalini se movimenta em espiral, pelas nadis (correntes de energia, semelhantes aos meridianos da acupuntura) Ida e Píngala e se distribui por todo o corpo do indivíduo o impulso da vida. È também o centro erótico do ser”.
Airton Tadeu Avinash...
Nenhum comentário:
Postar um comentário