segunda-feira, 27 de novembro de 2017

Qual a fundamentação médica por trás da massagem tântrica?



Eu desconheço estudos de básica científica sobre a massagem tântrica. Porém, podemos dizer que os fundamentos da massagem tântrica encontram bastante ressonância com os fundamentos das terapias bio-energéticas de Alexander Lowen e, mais especificamente, com as teorias médicas e científicas de Wilhelm Reich que realizou um extenso trabalho sobre a função do orgasmo. 

Detalhando um pouco mais sobre isso, na terapia Reichiana, há o reconhecimento de um princípio vital que é o que anima o nosso corpo e cujo fluxo garante saúde mental e física. Uma vez que o nosso corpo é formado a partir da energia sexual, a sexualidade é a base da nossa energia vital. Para Reich uma sexualidade reprimida ou não-satisfatória é a causa de todas as neuroses e psicoses.

“As neuroses e psicoses funcionais são sustentadas por uma energia sexual excessiva e inadequadamente descarregada, inicialmente chamada de “energia psíquica”[...]. As enfermidades psíquicas estavam, sem dúvidas, enraizadas “no corpo”. Por isso, havia boas razões para presumir que as proliferações psíquicas eram alimentadas por uma estase de energia. Somente a eliminação dessa fonte de energia da neurose pelo estabelecimento da plena capacidade orgástica parecia tornar o paciente imune a uma recaída […] Era incontestável a premissa: “com uma sexualidade satisfatória não existem perturbações neuróticas”” (REICH, 1942, “A função do orgasmo”)

Na terapia bio-energética e reichiana o restabelecimento do fluxo da energia vital é feito, sobretudo, por práticas corporais que vão aumentar a capacidade vibracional do corpo, desbloqueando as couraças musculares que são onde os bloqueios da energia vital se somatizam. De maneira semelhante, na visão do Tantra, essa energia vital, chamada kundalini, é a própria inteligência da vida atuando em nosso corpo. Nós a bloqueamos por medos instintivos e condicionamentos sociais e culturais que estão em desacordo com os princípios da vitalidade e é pelo corpo que reconhecemos e desatamos os nós desses condicionamentos. Em diversas tradições e terapias o toque sempre foi reconhecido como uma maneira efetiva de desbloqueio físico e energético. Atualmente, por exemplo, a própria ciência médica já começa a reconhecer os benefícios do toque e de terapias energéticas como a acunpuntura. Porém, como as metodologias daquilo que é chamado de terapia tântrica são muitos diversas, é difícil realizar um estudo mais profundo sobre os seus benefícios e efeitos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário