sexta-feira, 4 de abril de 2014

TANTRA


O termo tantra tornou-se muito popular em diversos círculos ocidentais nos últimos anos. Porém, popularização não significa necessariamente compreensão. O Tantra é uma tradição esotérica multi-ramificada de origem indiana que trata, dentro de uma explicação bem simplista, do encontro da alma com a matéria. 


Por esta razão é um sistema não dualista auto-interpretado como um ensinamento perfeito para a Kali Yuga, a era presente ao qual nos encontramos. Trata sobretudo da experiência no “ponto do presente”, que somente na matéria pode ser alcançada, dada as dimensões siderais da alma.



Ele se retrata no aspecto comportamental do ser e na experiência da transcendência no contato com a realidade material. Em se tratando do fato de que não há dois entes no mesmo ponto da esfera da diversidade, não haverá dois caminhos idênticos que a conectem com o centro que almejamos, e assim, regras e normas não cabem neste alcance.



Traçamos então um caminho de solitude compartilhada, o que parece absolutamente paradoxal, já que não tratamos de forma e sim de conteúdo.


Este despertar acompanha a trajetória dos valentes, dos corajosos e das ovelhas que se desgarram do rebanho e se tornam farol para muitas outras. 


Ananda Prem

Nenhum comentário:

Postar um comentário