sábado, 19 de dezembro de 2020

Massagem terapêutica tântrica

 




Para falar sobre sexualidade e terapêutica tântrica, é fundamental começar desconstruindo várias projeções, repressões e outras contaminações decorrentes da patologia criadas por uma sociedade que reprimiu o sexo. Que, absurdamente, condenou a energia fundamental da vida e, exatamente por isto, também é uma das principais forças motrizes de toda a sociedade.

"Este texto pretende abordar o quão profundamente está arraigada a repressão e a patologia sexual da nossa sociedade, se manifestando no inconsciente das pessoas, a ponto de, paradoxalmente, estar contaminando negativamente até mesmo a prática do tantra no ocidente.

Houve uma massificação e uma banalização da massagem tântrica, sendo oferecida por um grande número de pessoas.

Dezenas de "terapeutas tântricos", com pouco preparo técnico e, menos ainda, conhecimento psicológico para lidar com a complexidade e potência da sexualidade humana são derramados no mercado das terapias holísticas, após curtos e superficiais workshops de formação.
Claro que não é possível generalizar. Existem terapeutas sérios e competentes no mundo do tantra, que fazem um ótimo trabalho.

Isto ocorre porque é muito difícil transformar a patologia de séculos de repressão sexual, e ela volta por uma via inconsciente, contaminando sem que seja notada. O que podemos perceber é uma típica ocidentalização, na qual pessoa são munidas de informações e técnicas, mas com a mente e o espírito ainda sexualmente doentes por causa da miséria sexual da sociedade ocidental, por séculos de repressão religiosa.

O Tantra é uma grande e profunda visão de mundo, baseado em filosofia ética que tem como base a aceitação plena da vida e a auto responsabilidade por seus atos.
A terapêutica tântrica oferece o caminho do prazer e do êxtase como processo de cura. E isto representa uma profunda e radical transformação no espírito e na consciência de todas as pessoas que se formaram psiquicamente sob o jugo de valores que afirmam que o esforço, a dor e o sofrimento são o caminho para o crescimento e que a negação do corpo e a exaltação do espírito uma forma de libertação.
O tantra incomoda porque afirma: é o prazer que liberta!

Nenhum comentário:

Postar um comentário