sexta-feira, 2 de dezembro de 2016

A Prática do Poder do Agora



Quantas pessoas são precisas para tornar a sua vida numa prática iluminada? Não importa que o seu parceiro não coopere. A sanidade (consciência) só pode vir a este mundo através de si. Não precisa de esperar que o mundo se torne salutar, nem que outra pessoa qualquer se torne consciente, antes de você poder tornar-se iluminado. Poderá ter de ficar à espera para sempre.
Não se acusem um ao outro de serem inconscientes. No momento em que começarem a discutir, identificam-se com uma posição mental e estão a defender não apenas essa posição como a vossa noção de eu. O ego passou a deter o controlo. Você tornou-se inconsciente. Por vezes, pode ser apropriado assinalar determinados aspetos do comportamento do seu parceiro. Se você estiver muito alerta, muito presente, pode fazê-lo sem envolvimento do ego - sem culpa, sem acusações e sem fazer com que o outro esteja errado.

Quando o seu parceiro se comporta inconscientemente, abdique de todos os juízos. Os juízos servem para confundir o comportamento inconsciente de alguém com aquilo que ele é ou para projetar a sua própria inconsciência noutra pessoa e confundir isso com o que você é.
Eckhart Tolle (A Prática do Poder do Agora, pág. 91)

Nenhum comentário:

Postar um comentário