quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

O que é o Tantra



Tantra é um antigo caminho espiritual que diferente de todos os outros caminhos não é antagônico ao sexo, além de não o ser ainda utiliza desta poderosa força para alcançar de seu objetivo: A transcendência espiritual. 

Um caminho que aceita nossa natureza sem qualquer tipo de repressão, isso não quer dizer que seja libertina, muito pelo contrário a visão tântrica sobre o sexo é extremamente sacralizada, quando o sexo é tratado de forma tão respeitosa o profano de dissipa e então algo sublime acontece. 

Um dos objetivos tântrico é o da despertar Kundaliní que é a fonte criadora de energia vital adormecida em nosso ser, que pode ser acordada mediante as diversas técnicas que não necessariamente envolvem o intercurso sexual na verdade a maioria delas não utiliza desta fonte. Tantra, muito diferente do que dizem é um caminho de autodescoberta e práticas meditativas baseadas sabedoria do corpo, de cura física mental e espiritual. 

Os Tantras


Quando a palavra aparece no plural refere-se às escrituras sagradas (sutras) de origem hindu ou budista que ensinam métodos de expandir a consciência e liberar a energia latente, entre outros objetivos que se encaixam no grau de evolução do praticante, Esses segredos foram transmitidos de geração em geração até que em algum momento preservados em forma de livros alguns deles oferecem tradução em inglês e apenas um em português, porém a grande maioria nunca foi sequer publicado. 

Os tantras hindus são compostos por 92 escrituras cada uma das obras tem sua diferenciação e individualidade e não possuem visões unicista a respeito dos caminhos oferecidos. A partir destas relíquias guardadas será possível chegar a uma definição intelectual, mas sua grande riqueza esta em praticar o que ali esta indicada, pois o caminho do tantra não é intelectual e sim vivencial. 

No mais famoso dos livros o Vigyan Bhairav Tantra oferece um formato bem diferente de literatura onde há o dialogo de dois deuses que se amam, Ela pergunta e ele responde, porém suas respostas não são intelectuais, a cada pergunta ele indica uma meditação para que ela faça e encontre a resposta dentro de si, e assim é o Tantra, Experiencial! 

A Origem


A maior parte dos historiadores indianos que estudam as raízes do tantra concordam que a arte nasceu no noroeste indiano e que tenha sido desenvolvido pelo Drávidas, povo de grande sabedoria, que diferente do resto da índia nunca viveu sob o regime de castas cruelmente praticado no resto da índia, de fato pessoas especiais que nos deixaram como legado essa forma tão especial de ver a vida não excluindo nenhumas da naturalidade humanas, pelo contrário, acolhendo todas com respeito e amor. Eram um povo pacifico matriarcal (que adoravam a Deusa) e viviam de forma evoluída, tinham se desenvolvido espetacularmente na arquitetura, tecnologia de plantio, saneamento básico e até mesmo no sistema de escrita foi encontrado em algumas regiões isso pode ser constatado nos escombros das construções das cidades Mohenjo-daro, Harappa, Mergath e lothal, situadas entre a Índia e o Afeganistão. Essas cidade possuíam uma sistema de esgoto similar ao utilizado atualmente, suas estruturas são bem alicerçadas tanto que muitas ainda podem ser visitadas mesmo após tanto tempo abandonadas, enfim pessoas que conseguiram um nível de avanço singular quando comparado ao resto da índia. A dilaceração da sociedade é atribuída à invasão ariana. Porém o Tantra sobreviveu a esse ataque e ainda hoje pessoas com seriedade tentam remontar essa história singular e preservar esse rico caminho de descobertas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário