Palavras do Osho:
Que atitude você tem a respeito de seus olhos? Eles são malignos ou divinos? Você é a favor ou contra os seus olhos?
Nenhuma atitude! É por isso que os seus olhos são normais. Tome alguma atitude, pense que os olhos são malignos, e então ver ficará difícil e tomará a mesma forma problemática que o sexo tomou.
Então você gostaria de enxergar, você desejaria e ansiaria enxergar.
Mas quando você enxergar, você se sentirá culpado; sempre que você enxergar você se sentirá culpado; você fez algo errado, você pecou e gostaria de matar o próprio instrumento da visão, gostaria de destruir os seus olhos. E quanto mais você desejar destruí-los, mais se tornará centrado nos olhos. Então você começará uma atividade muito absurda: cada vez mais você gostaria de ver, e simultaneamente, se sentirá cada vez mais culpado. O mesmo aconteceu com o centro do sexo.
O Tantra diz para aceitar tudo aquilo que você é. Esta é a nota básica — aceitação total. E somente através da aceitação total você pode crescer. Então use todas as energias que você tem. Como você pode usá-las? Aceite-as, e então descubra o que são essas energias.
O que é o sexo? O que é este fenômeno? Não estamos familiarizados com ele. Sabemos muitas coisas sobre o sexo que foram ensinadas por outros; podemos ter passado pelo ato sexual, mas com uma mente culpada, com uma atitude supressiva, com pressa, com precipitação. Algo precisa ser feito e descarregado. O ato sexual não é um ato amoroso, não ficamos felizes nele, mas não podemos abandoná-lo. Quanto mais você tentar abandoná-lo, mais atraente ele ficará; quanto mais você desejar negá-lo, mais você se sentirá convidado.
Você não pode negá-lo, mas essa atitude de negar e de destruir acaba destruindo a própria mente, a própria consciência e sensibilidade que podem compreendê-lo. Dessa maneira, o sexo continua a existir sem nenhuma sensibilidade nele, e assim você não pode entendê-lo. Somente uma sensibilidade profunda pode entender algo; uma profunda sensação e uma profunda penetração nele podem entender alguma coisa.
Você pode entender o sexo somente se entrar nele como um poeta anda entre as flores — somente então. Se você se sentir culpado em relação às flores, você pode passar pelo jardim, mas passará com os olhos fechados e estará com pressa —numa profunda pressa maluca. De algum modo você precisa sair do jardim.
Então como você pode ser perceptivo?
Portanto, o Tantra diz: aceite tudo o que você for — um grande mistério de muitas energias multidimensionais. Aceite, e se mova com cada energia com uma profunda sensibilidade, consciência, amor e compreensão. Mova-se com isso... então, cada desejo se torna um veículo para se ir além dele, cada energia se torna um auxílio, e este mesmo mundo é o nirvana.
Nenhum comentário:
Postar um comentário